História

Histórico do Colégio de São Miguel Paulista

 

            Em 1982 sob a orientação do Pr. Adolfo Tito Rojas, foi adquirido o terreno em que hoje estão construídos o templo e a escola. Primeiro, foi construído o templo.

Em 1982 os engenheiros Maxwell Bressane e Edson Rocuback elaboraram o projeto da escola.

No dia 23 de agosto de 1982, foi lançada a pedra fundamental.

            A construção foi iniciada com rapidez e entusiasmo, mas esteve paralisada durante todo o ano de 1985. No ano de 1986, foi possível concluir a obra que havia sido iniciada a 4 anos.

            Finalmente após a autorização da Secretaria de Educação, publicada no Diário Oficial no dia 31 de dezembro de 1986, iniciaram-se as matriculas daqueles que seriam os primeiros alunos da escola. Era o dia 08 de janeiro de 1987.

            Estiveram presentes na cerimônia de inauguração as seguintes pessoas:  Avelino Bemvenho, Administrador regional; Cel. Waldylson Tobias Barbosa; Pr. Arno Köhler, presidente da APL; Pr. Antenor C. da Costa, secretário; Pr. Alcy de Oliveira, tesoureiro; departamentais distritais, diretores de escolas e professores.

       O Pr. Paulo C. de Azevedo, departamental de educação da União Central Brasileira, representou-a. Edson Rosa, departamental de educação da Paulista Leste, foi o organizador e Pr. Arno fez o discurso de Inauguração.

       A unidade de São Miguel Paulista começou suas atividades no dia 9 de fevereiro de 1987, sob a direção da professora Vera Ignez Canabrava, com 273 alunos nos cursos de 1ª à 6ª série.  Em 1995 passou a oferecer o Ensino médio. Com 457 alunos, o colégio oferece cursos de Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio.

        No ano de 1997 passamos a oferecer além de curso regular, PROCESSAMENTO DE DADOS. Nesse mesmo ano, foi implantado o curso de qualificação profissional de AUXILIAR DE EMFERMAGEM com duração de 18 meses. Ainda em 1997, no dia 18 de dezembro, aconteceu a formatura da primeira turma do Ensino Médio.

       Como vemos 1997 Foi um ano de conquistas e bênçãos. O colégio contava com 667 alunos e 57 funcionários.  Em 1998 sob a direção do Professor Eliezer de Moura Caldas surge a oportunidade de compra de uma área ao lado do colégio com 1200 m², que chamamos de bloco 2.    Somando tudo, agora temos uma área de 3002 m².

         No dia 02/09/2001 o Colégio Adventista de São Miguel Paulista abre as portas para a comunidade escolar e do bairro em um megaevento: “MISSÃO POSSÍVEL”. MISSÃO POSSÍVEL” reuniu muitos profissionais voluntários de diversas áreas para que fosse possível realizá-lo. Todos os funcionários do colégio, Oftalmologista, Fonoaudióloga, , clínico geral, Advogados, Psicólogo, Pediatra, Dentista, Ginecologista, Cabeleleiros, Emissão de CPF, Atendimento da Caixa Econômica, Degustação e receitas vegetarianas (ADRA), Orientação contra drogas, álcool e fumo, Avaliação física (Academia Poli), FAU – Federação Adventista de

        Em 06 de agosto de 2006 aconteceu a inauguração do ginásio poli esportivo do Colégio Adventista de São Miguel Paulista. A  engenharia da APL, coordenada pelo engenheiro Eduardo Wohlers, o arquiteto Silas Conceição e arquiteta Luciana Peron Santana, que criou um novo desenho de pintura nas paredes, teve preocupação em deixar um ambiente alegre e dinâmico utilizando curvas coloridas e desenhos de personagens esportivos”, A cerimônia contou com a presença do presidente da União Central Brasileira, Pastor Domingos Sousa, autoridades eclesiásticas, equipe administrativa e educacional da APL, além de pais e alunos do colégio.    O ginásio recebeu o nome do atual diretor financeiro do Departamento de Educação da APL, Marcos José de Sousa. Sendo o diretor de educação da APL, João Lopes de Araújo Neto.

         O investimento incluiu também novos banheiros, vestiários, reforma da secretaria e pintura geral na estrutura externa. “A qualidade física faz parte da boa educação”.   A apresentação especial ficou com o coral de 110 vozes em comemoração ao 110 anos de Educação Adventista no Brasil e o quarteto Ministry.

         Em 1990 foi inaugurada a Biblioteca, bem ventilada e iluminada com capacidade de atender confortavelmente 16 pessoas sentadas e com um acervo de 1161 livros tombados. Atendendo a reivindicação dos alunos, em 2001 nossa biblioteca sofre uma transformação. Ela ficou maior e mais bonita, proporcionando mais comodidade e prazer em utilizá-la. Hoje nosso acervo é composto de 6242 livros, 70 Cd rooms, 25 disquetes, 310 fitas de vídeo, 78 títulos no Centro White, 300 títulos da CPB, 32 assinaturas de periódicos, 3 enciclopédias.

        Também nesse mesmo período foi inaugurado no bloco 2, um lindo e moderno laboratório de ciências, muito utilizado pelos alunos nas aulas de ciências, química e física. Laboratório de Informática com acesso à internet; Biblioteca com acesso à internet; Biblioteca infanto-juvenil; Cantina e área de alimentação; Salas equipadas com vídeo e TV; Recuperação paralela; TV e vídeo em todas as salas; Orientação vocacional; Corpo docente qualificado; Atividades cívicas e sociais; Inglês e Espanhol; Coral infantil; Música; Ginásio poliesportivo 

Em 2013 a Biblioteca passou a utilizar o SBI - Sistema de Bibliotecas Integradas e em 2015 já temos 4167 livros inseridos no sistema.

 

 Diretores que passaram por São Miguel Paulista:

 

·              Vera Ignês Fava Barella

·              Irlene Soares Pereira

·              Eber Barbosa

·              Maria José Araújo De Souza

·              Benedito de Carvalho Leite

·              Eliezer Caldas Moura

·              Ione do Carmo Chuery Dos Santos

·              Alexandre de Andrade

·              Benedito de Carvalho Leite

·              Elisete Barbosa

·              Maria Bete Marinho de Oliveira

 

 

Pastores capelães que passaram por São Miguel Paulista

 

·              Pr. Paulo Carneiro

·              Pr. Geraldo Marski

·              Pr. Paulo Bastos

·              Richard

·              Pr. Adamache S. G. R Câmara

·              Pr. Douglas A. Pires

·              Pr. Raimoroneves F. Barbosa

·              Pr. Robson O. Lopes

·              Pr. Maurício Bergamini

·              Pr. Cláudio Manoel

·              Pr. Ricardo Cipriano

·              Pr. Alexander Sales

·              Pr. Rafael M. Malisane

·              Pr. Hugo Fabrizio Maeiro

·              Pr. Leonardo Augusto Barbosa

·              Pr. Edney Miranda Lima